Livros, música, cinema, política, comida boa. Isso tudo e mais um montão de tranqueiras dentro de um baú aberto.

sábado, 18 de maio de 2013

A Sociedade Americana

O livro Os Americanos, do historiador Antonio Pedro Tota, não se propõe a descrever a história dos Estados Unidos e isso nem seria possível em 270 páginas. Sua proposta é falar sobre a formação da sociedade americana e, para isso, utiliza a história como fio condutor. Já na apresentação, indica que um ponto forte de sua análise é a influência que esta sociedade exerce nos outros países, sobretudo no Brasil, através da americanização. Embora esta não seja a tônica da narrativa, utiliza, em alguns momentos, a comparação entre as duas sociedades e as perplexidades que experimentam os indivíduos de uma quando expostos à outra.
 
Seguindo, na maior parte do tempo, uma orientação cronológica, o autor se detém mais demoradamente sobre aqueles aspectos que tiveram maior influência na construção desta sociedade, como a independência, a guerra da secessão, a crise de 1929, a segunda guerra mundial e a guerra fria.
 
Entre os aspectos importantes levados em conta para entender o funcionamento deste povo estão sua formação religiosa, o individualismo como base do pensamento, a paranóia do anticomunismo, a música como expressão de liberdade e o cinema como indústria de exportação de um modelo. Nenhum aspecto, porém, parece ter maior impacto na formação desta sociedade do que a questão do racismo, que permeia o livro o tempo todo, desde a chegada dos primeiros escravos africanos até a eleição de Barack Obama.
 
Aliás, o professor Tota não esconde sua admiração pelo primeiro presidente negro da história do país, destacando que sua política é diametralmente oposta à de George W. Bush. Por ter terminado o livro em 2009, demonstra grande expectativa na atuação de Obama, principalmente no que diz respeito a questões sociais internas e à política externa, sobretudo em relação à America Latina e ao Oriente Médio. Talvez seu nivel de empolgação esteja diminuído, já que, ainda hoje, em seu segundo mandato, nem mesmo a prisão de Guantánamo foi desativada.

Em tempo: Este livro faz parte da coleção Povos & Civilizações da editora Contexto. Já comprei os exemplares Os Argentinos e Os Espanhóis, dois povos sobre os quais tenho muita curiosidade.

Nenhum comentário: